CH realiza solenidade de Colação de Grau para os concluintes de Direito, Geografia, História e Pedagogia

CH realiza solenidade de Colação de Grau para os concluintes de Direito, Geografia, História e Pedagogia
20 de dezembro de 2023

O fim de uma caminhada. Uma jornada vitoriosa marcada por lutas, superação, sonhos, perseverança e desafios. Um ciclo que se fecha e o início de uma nova etapa na vida, bem mais desafiadora e com horizontes desconhecidos a serem desbravados. Depois de percorrer uma longa caminhada, iniciada há quatro anos, movidos pelo o sonho de se tornarem advogados, geógrafos, historiadores e pedagogos, os novos profissionais formados pelo Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, em Guarabira, enfim, conquistaram o diploma de ensino superior e estão prontos para encarar o mercado de trabalho.

A cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do semestre letivo 2023.2, foi realizada na tarde desta terça-feira (19), na casa de recepções Espaço Glamour e se tornou um momento inesquecível na vida dos formandos, professores e familiares. Presidida pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a assembleia solene coroou toda uma jornada acadêmica e devolveu a sociedade uma nova leva de profissionais éticos e comprometidos com a justiça social.

A solenidade contou com a presença da diretora do CH, professora Maria de Fátima de Souza Aquino; do vice-diretor do CH, professor Leandro Paiva do Monte Rodrigues; da pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; dos coordenadores dos cursos; do tenente-coronel Cival Silva, comandante do 4º Batalhão da PM; do advogado José Alberto Batista, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Guarabira).

Ao todo, 142 graduandos colaram o grau acadêmico, sendo 28 do curso de Direito, 38 de Pedagogia, 32 de Geografia, 21 de História, 14 de Letras (Português) e nove de Letras (Inglês). O formando João Pedro Isaias de Sousa, do curso de Letras (Inglês) foi o juramentista da turma. A missão de retratar a trajetória acadêmica ao longo dos quatro anos de estudo foi da formanda Laís Maiara Santos Oliveira, do curso de Pedagogia.

A oradora das turmas fez um resumo dos principais momentos vivenciados durante a formação superior. Como não poderia ser diferente, fez um agradecimento aos familiares e professores, e destacou a importância da profissão abraçada por cada formando para ajudar a melhorar a sociedade. Palavras como dedicação, resiliência, perseverança, superação e desafios marcaram o discurso dela.

Reconhecimento e homenagem marcaram o discurso do paraninfo das turmas, o professor Luiz Célio Rangel. O docente, que trabalhou por 34 anos no CH, foi recebido calorosamente pelos formandos. Ele iniciou o seu discurso afirmando que estava honrado por ter sido escolhido como paraninfo das turmas. Com larga experiência de vida, ele lembrou que ao longo de sua vida acadêmica participou de muitos momentos e cerimônias de colação de grau e por isso, reconhece o quanto esta solenidade é revestida de significados para os formandos.

O paraninfo aconselhou a todos a usarem os conhecimentos para melhorar a vida da sociedade agindo com respeito, sabedoria, ética, compromisso e excelência no exercício da profissão. Também ressaltou que a colação de grau pode ser uma despedida e o fechamento de um ciclo, mas ao mesmo tempo, um novo caminho se abre com novos sonhos para realizar.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, fez um discurso marcado por informações e mensagens. Mais uma vez o verbo “esperançar” norteou sua fala. Ela conclamou os graduandos e graduandas a nunca perderem a esperança e a vontade de lutar por seus sonhos. A professora também destacou a importância da UEPB na Paraíba, uma Instituição que oferece um ensino público gratuito com qualidade e excelência.

“Aqui na UEPB nós tratamos de ciência, de ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade. Somos conscientes do nosso papel de proporcionar a inclusão social e sermos exemplo de formação”, destacou.

O ápice da solenidade e que marcou a passagem definitiva dos formandos da condição de acadêmicos para profissionais, foi a cerimônia de conferência de grau acadêmico. Inicialmente colaram grau os graduandos do curso de Direito. A graduanda Maria Emanoela Feliciano da Silva, representou a turma e teve o grau conferido pela professora Luciana Moreira Souto de Silveira, coordenadora do curso.

Já Lucas Ferreira de Brito colou grau em nome da turma de Geografia, conferido pela professora Angélica Mara de Lima Dias, coordenadora do curso. Em sequência foi a vez da formanda do curso de História, Maria Jamylle Gomes Nascimento, que colou grau em nome da turma, conferido pela coordenadora do curso, a professora Susel Oliveira de Rosas.

Na sequência colaram grau os graduandos de Letras (Português e Inglês). Os concluintes Sadraque de Abreu Bezerra e Ana Maria Gabriela da Silva, respectivamente, receberam o grau acadêmico conferido pelo coordenador do curso, professor Juarez Nogueira. Por fim, chegou a vez dos graduandos de Pedagogia colarem o grau acadêmico. Stefany Lourdes Nunes recebeu o grau de forma simbólica, conferido pela coordenadora do curso, a professora Débora Regina Fernandes.

Com os concluintes devidamente formados, foi a vez da vice-reitora Ivonildes Fonseca transmitir a sua mensagem. Antes do discurso ela pediu a toda a assembleia para prestar uma homenagem silenciosa aos familiares da Rayssa de Sá, que foi mais uma vítima de feminicídio na Paraíba. Um pedido de paz silencioso. Após isso, seu discurso ressaltou a importância do momento e estendendo os mútuos e extensivos agradecimentos aos familiares, professores e demais pessoas que contribuíram para a realização do sonho dos formandos.

“A nossa vida é feita por processos desde o início da nossa existência, do nosso nascimento e ao longo do nosso crescimento. Os processos são na fisiologia, biologia, psicologia. Vivenciamos especialmente os processos desenvolvidos nos ambientes educacionais e a partir destes aprendemos a conhecer, entender e explicar as realidades históricas, culturais, físico-químico pela ótica do conhecimento filosófico-cientifico”, disse.

Ao término, os novos profissionais assinaram as atas da colação de grau como último ato na Instituição.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos