Centro de Humanidades realiza 1º edição da Jornada do Núcleo de Documentação Histórica

21 de dezembro de 2021

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, localizado em Guarabira, realiza nos dias 14 e 16 de fevereiro, a 1ª edição da Jornada do Núcleo de Documentação Histórica (NDH). O evento, realizado de forma on-line com transmissão ao vivo pelo YouTube, canal Rede UEPB, é destinado para todos os graduandos do CH, especialmente os estudantes de História.

A Jornada será aberta às 8h30 com uma mesa formada pela diretora do Centro de Humanidades, professora Cléoma Maria Toscano Henriques; a chefe de Departamento de História, professora Edna Maria Nóbrega de Araújo; a coordenadora de Departamento de História, professora Joedna Reis de Meneses; e os coordenadores do NDH, professora Luciana Calissi e o professor João Batista Gonçalves Bueno. Eles darão as boas-vindas aos participantes e detalharão a programação do primeiro evento do CH do ano.

Após a acolhida, acontece a palestra de abertura, “Centros de Documentação da História do Trabalho”, que terá como palestrante a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT- 4) Anita Lübbe, presidente do MEMOJUTRA e Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho. Essa atividade terá como debatedora a professora Luciana Calissi.

A Jornada segue com a palestra “Pesquisa em Ambiente Digital de Acervos Documentais”, a ser ministrada pelo professor Vanderlei Batista dos Santos, e que terá como debatedor o professor João Batista Gonçalves Bueno. O evento será retomado no dia 16 com a palestra “A Importância da Organização dos Documentos Arquivísticos”, que terá como palestrante o professor Josemar Henrique de Melo, do o curso de Arquivologia da UEPB. O debatedor será o professor João Batista Gonçalves Bueno.

A Jornada será encerrada com a palestra “A Justiça do Trabalho na Historiografia Brasileira”, a ser ministrada pelo professor Tiago Bernardon de Oliveira e que terá como debatedora a professora Luciana Calissi.

Texto: Severino Lopes