Centro de estudos e curso de Relações Internacionais promovem Webinário sobre intervenção russa na Ucrânia

3 de março de 2022

O Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG), o curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e o projeto de pesquisa “A Política Externa Brasileira e a Reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas”, promovem, nos dias 9 e 10 de março, às 10h e 9h30, respectivamente, o Webinário “A intervenção armada russa na Ucrânia e suas implicações no cenário internacional”. O evento tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESq).

O evento reúne diversos pesquisadores de centros de pesquisa do Brasil e exterior, dedicados a estudar as diversas nuances envolvidas nesse conflito. O primeiro dia de evento conta com a participação do professor da Universidade de Bucareste (Romênia), Iordan Barbulescu, que tratará da questão do ponto de vista da Romênia, país localizado na fronteira com a Ucrânia e que fez parte do Pacto de Varsóvia e hoje integra a OTAN.

Também integram o debate do dia 9 de março o professor da Universidade de Brasília, Antônio Jorge Ramalho, que examinará a situação geopolítica e as possíveis sanções econômicas impostas à Rússia pelo Ocidente; e a professora do curso de Relações Internacionais da UEPB, Raquel Melo, que discutirá as questões teóricas das Relações Internacionais que podem auxiliar no entendimento do conflito. A mediação será do professor do curso de Relações Internacionais da UEPB e coordenador do CEAPPG, Carlos Enrique Ruiz.

O segundo dia de evento segue com a participação do professor da Universidade de Helsinque (Finlândia), Teivo Teivainen, que buscará esclarecer os interesses da Finlândia, da Rússia e da OTAN; o professor da Universidade Federal do ABC, Giorgio Romano, analisará a posição da Alemanha, sua relação com a Rússia e suas necessidades energéticas; e o professor do curso de Relações Internacionais da UEPB, André Pini, discutirá como a mídia hegemônica ocidental tem feito a cobertura deste conflito. A mediação ficará a cargo do professor do curso de Relações Internacionais da UEPB, Filipe Reis.

O evento será transmitido pelo canal do CEAPPG no YouTube e é destinado aos interessados em compreender o conflito entre Rússia e Ucrânia, a partir da visão de pesquisadores que têm se dedicado a estudar essa temática.

Texto: Juliana Marques