Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde tem participação maciça de estudantes no 3º Congresso Universitário da UEPB

10 de novembro de 2023

Da Mostra Pedagógica à 7ª Expocivil, o Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve uma importante participação dos estudantes do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) no 3º Congresso Universitário da UEPB, segundo os gestores do Câmpus. O Centro agregou trabalhos do próprio Câmpus e de outros Centros, e também trabalhos desenvolvidos em municípios próximos à sede, em Araruna.

“A participação dos estudantes de Araruna foi muito boa. Nós tivemos programações começando com o PIBIC, na segunda-feira (6), com apresentações presenciais e remotas dos três cursos, Odontologia, Física e Engenharia. Na terça (7) e quarta (8), tivemos uma mostra pedagógica com os discentes da Física. Em paralelo, tivemos a Expocivil, outro evento paralelo do Congresso e que foi muito bom” comentou o professor Cesar Soares, coordenador do Curso de Física do CCTS.

Foram 42 trabalhos apresentados na Mostra Pedagógica do CCTS, divididos entre Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, “onde atendemos as cidades de Araruna, com três escolas, e Damião, Riachão e Tacima. Essas quatro cidades tiveram alunos da nossa licenciatura, junto com alunos das escolas desenvolvendo atividades tanto na Residência como no PIBID. Ontem, encerramos com uma apresentação dos preceptores de todos os trabalhos desenvolvidos. Eram muitos trabalhos para apresentar, então selecionamos os preceptores, que são as pessoas ligadas diretamente aos pibidianos e aos residentes. E eles mostraram todos os trabalhos desenvolvidos, não só aqui de Araruna, mas tivemos trabalhos apresentados de outros campi”, afirmou o professor Cesar Soares.

“O evento foi bacana e teve uma participação maciça dos estudantes de Engenharia Civil. Trouxemos palestrantes de diversos lugares, como Bahia, do sertão paraibano, Pernambuco, e trabalhamos diversas áreas da Engenharia Civil. Avaliamos que foi um ótimo adendo a Expocivil ter se juntado ao Congresso Universitário. Espero que, no próximo ano, a gente possa fazer essa parceria novamente e também inserir os demais cursos, que possamos fazer algo mais integrado, para que seja das ciências, tecnologia e saúde”, comentou o professor Igor Ogata, professor do curso de Engrenharia Civil e diretor adjunto do CCTS.

Confira a programação completa do Câmpus VIII AQUI.

Texto: Juliana Rosas