Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de estudantes nas áreas de Agronomia e Letras

21 de dezembro de 2023

A manhã desta quarta-feira (20) foi marcante para os concluintes dos cursos de Agronomia e Letras (Português), do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os formandos participaram da solenidade de Colação de Grau do semestre 2023.2 e tornaram-se os novos profissionais formados pelo Câmpus IV, localizado na cidade de Catolé do Rocha.

A cerimônia foi presidida pela reitora, Celia Regina Diniz, e contou com a participação de docentes, familiares e amigos dos formandos que a partir de então entram em uma nova fase de suas vidas. O juramento dos concluintes foi proferido por Vitória Évila de Oliveira, do curso de Letras. Já a oradora oficial das turmas foi a estudante Itamara da Silva Nascimento, também do curso de Letras, que em seu discurso emocionou a todos abordando a superação de todos em concluir esta etapa de formação.

“É com grande honra e emoção que a filha de Irene da maternidade e José eletricista, se coloca diante de vocês como a oradora destas turmas. Hoje, comemoramos não apenas o encerramento de uma jornada acadêmica, mas também o início de uma nova fase em nossas vidas. Ao olharmos para trás, percebemos o quanto crescemos como indivíduos e como turma. Cada um de nós trouxe uma singularidade para este grupo, criando uma sinfonia única de experiências, habilidades e perspectivas”, disse a oradora.

Já o paraninfo, professor Jairo Bezerra Silva também não escondeu a emoção da homenagem recebida após tantos anos de dedicação à UEPB, em especial ao CCHA. Segundo ele, este momento de colação de grau é único e deve ser lembrado para sempre por todos. “No caminho de vocês, as vitórias virão em marcha acelerada. E para mim, na qualidade de professor, a maior alegria é receber de vocês a informação de que foram aprovados em concursos públicos nas mais diversas modalidades. Esse é o presente que recebo de vocês”, afirmou o professor Jairo.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, parabenizou os formandos pela conquista, estendeu seus cumprimentos aos pais e familiares dos concluintes pelo apoio incondicional, e fez várias reflexões sobre esta nova fase da vida dos novos profissionais formado pelo CCHA. Segundo ela, o olhar esperançoso da UEPB, que reflete o olhar dos familiares, parentes e amigos na luta por dias melhores. Ela usou o verbo “esperançar” para ilustrar o que representa lutar por uma vida melhor.

“Esperançar é o verbo do dia, é o verbo da vez. Como nos diz Paulo Freire, ‘é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir’. Ainda de acordo com Paulo Freire, ‘a esperança sempre é necessária, mas não é suficiente. Ela, sozinha, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja e titubeia’. Lutem, conquistem seu caminho e sempre honrem a UEPB, a Paraíba e o Brasil. Parabéns!”, destacou.

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Celia Regina Diniz, também enalteceu a conquista de todos(as) pela conclusão do curso. Ela valorizou o esforço dos(as) estudantes, dos pais em sempre apoiaram a escolha dos filhos e relembrou que a busca pela ética, respeito e humanidade deve continuar sendo prioridade na vida desses novos agrônomos(as) e docentes. A professora Célia destacou a capacidade que todos(as) têm de se destacar a fazer a diferença em suas áreas nessa nova fase da vida.

“Lembrem-se sempre do valor do conhecimento adquirido durante os seus anos de estudos na UEPB. Continuem a buscar aprimoramento constante, mantenham a curiosidade e a sede de aprendizado. Saibam que a Universidade Estadual da Paraíba estará sempre de portas abertas para apoiá-los(as) em sua jornada de desenvolvimento profissional. Sonhem alto e persigam seus objetivos com determinação e paixão”, desejou a professora Celia Regina.

O momento de colação do grau acadêmico foi de bastante emoção para todos(a). O coordenador do curso de Agronomia, professor Felipe Queiroga Cartaxo, colou o grau dos formandos que foram representados na ocasião por Albanisa Pereira de Lima Santos. Logo depois, o professor Anderson R. Cardoso da Silva, coordenador do curso de Letras, conferiu o grau acadêmico para os formandos, representados por Andreza Santana de Araújo.

Após este momento, todos os agora formandos do CCHA receberam uma grande salva de palmas em celebração à conquista alcançada. A solenidade foi encerrada pela reitora Celia Regina Diniz logo em seguida.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos