CCEA completa 17 anos de fundação formando profissionais e contribuindo para o desenvolvimento do Estado

28 de agosto de 2023

Com mais de 1.600 mil alunos formados desde a sua fundação, e com grande importância econômica e social da região, o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Patos, no Sertão paraibano, completa nesta segunda-feira (28) 17 anos de criação.

A data está sendo comemorada por docentes, estudantes, servidores e servidoras técnicas administrativas, que reconhecem o valor e o impacto do Câmpus na formação administradores, matemáticos, físicos e profissionais da ciência da computação não apenas em Patos, mais em toda a região. Apesar do aniversário de criação ser nesta segunda (28), as comemorações foram transferidas para a sexta-feira (1º).

Conforme explicou a diretora do Câmpus, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo, as homenagens acontecerão dentro do Fórum das Licenciatura que está programado para acontecer durante a manhã da sexta (1º). Na ocasião, será exibido um vídeo contando um pouco a trajetória do CCEA, os sonhos, desafios e realizações. Um momento musical com cantores da região também marcará as homenagens.

A professora Carolina Coeli Rodrigues destacou a relevância do CCEA para a região sertaneja e lembrou que ao longo dos 17 anos o Centro formou grandes profissionais que hoje estão ocupando cargos e funções estratégicas em importantes empresas e instituições. Como exemplo, ela citou o gerente do maior shopping em Patos. O curso de Administração também formou profissionais que hoje estão atuando como gerentes de bancos como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

“Um levantamento que fizemos no último semestre mostra o impacto do Câmpus tanto na região do Alto Sertão, como no Pajeú e no Seridó da Paraíba, como também em estados vizinhos, caso do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Recebemos estudantes de mais de 52 municípios, e além de formamos bons profissionais ainda tem a questão do impacto positivo na economia. Temos estudantes egressos empreendedores e servidores públicos de destaque”, contou.

Segundo as listas repassadas pela Direção do Cento até a colação de grau do semestre 2023.1 o total de 1.615 alunos foram formados no CCEA; sendo 781 no curso de Bacharelado em Administração; 211 no curso de Ciências Exatas; 357 no Bacharelado em Computação; 98 no Licenciatura em Física; e 168 no curso de Matemática.

Inaugurados em 28 de agosto de 2006, o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas nasceu com a proposta de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município, já que a Universidade gera centenas de empregos, movimenta a economia da cidade e tem ajudado a transformar a sociedade através da Educação. Nascido na chamada “Morada do Sol”, no Sertão paraibano, o Câmpus VII Governador Antonio Mariz, em Patos, tem garantido ensino de qualidade a estudantes sertanejos. Além do ensino e da pesquisa, os projetos de extensão têm levado qualidade de vida à população.

A UEPB em Patos conta com os cursos de Administração, Ciências da Computação, Física, Matemática, além de uma pós-graduação Lato Sensu em Administração em Gestão Pública. No semestre 2023.2 o CCEA tem 1.228 estudantes matriculados.

Texto: Severino Lopes