Caravana da Coordenadoria de Inovação é realizada no Câmpus V com participação da comunidade acadêmica

30 de maio de 2022

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou na sexta-feira (27), no Câmpus de João Pessoa, mais uma ação da Caravana da Inovação. O evento, realizado em todos os câmpus da Instituição, busca incentivar a inovação e o empreendedorismo e divulgar as ações e os serviços que a Inovatec oferece.

De acordo com a pesquisadora bolsista da Inovatec, Flávia Suzany, durante os encontros a equipe da Inovatec tem buscado conscientizar sobre o papel da Agência, dentre eles a prospecção das pesquisas com potencial inovador que vêm sendo realizadas na UEPB, orientar os pesquisadores e pesquisadoras a respeito da transferência de tecnologia para o mercado, e sobre como proteger a ideia, seja através de patentes ou de registros, dentre outras ações.

“A nossa missão é intermediar esse contato entre pesquisadores e empresas. Mas, muitas vezes a comunidade acadêmica desconhece o papel da Inovatec e acabamos sendo mais conhecidos, inclusive, por pessoas de fora da UEPB. Então, essa caravana foi criada com o objetivo de nos aproximar das pessoas que desenvolvem pesquisas na UEPB e facilitar nossa comunicação, além de demonstrar nossos serviços que são oferecidos, gratuitamente, à comunidade”, explica Flávia.

Na oportunidade, a equipe da Inovatec demonstrou mecanismos de proteção às pesquisas e desenvolvimento de soluções tecnológicas, como criar startups, patentear tecnologias ou melhorar a interação das pesquisas com a iniciativa privada nacional. A caravana segue com ações nos Câmpus de Patos, no dia 31 de maio, e Catolé do Rocha, no dia 1º de junho. Após esses primeiros encontros, a equipe segue a disposição dos centros acadêmicos e unidades de pesquisa da instituição, para novas rodadas de diálogo ou o atendimento individualizado.

Para outras informações: https://coordenadorias.uepb.edu.br/inovatec/.

Texto: Juliana Marques
Foto: Divulgação