Câmpus VI realiza Colação de Grau do semestre 2021.2 para cursos de Letras, Matemática e Contábeis

3 de maio de 2022

A tarde desta segunda-feira (2) foi de momentos de celebração para os jovens concluintes dos cursos de Letras (Português e Espanhol), Matemática e Ciências Contábeis do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Monteiro. A solenidade de Colação de Grau do semestre 2021.2 foi realizada no Câmpus VI e confirmou a vitória dos novos profissionais que se apresentam ao mercado de trabalho.

A assembleia foi presidida pela reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, e ainda contou com a participação do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; do diretor do CCHE, professor Roger Ruben Huanca; do diretor adjunto, professor José Humberto Cruz; e dos coordenadores dos cursos de Matemática, Luiz Lima Oliveira Júnior; Ciências Contábeis, professora Ilcleidene Pereira de Freitas; Letras, Maria da Conceição Almeida; além da assessora da Reitoria, professora Melânia Nóbrega Farias.

O primeiro momento de emoção foi a leitura do juramento dos formandos, proferido pelo concluinte Claudeci Silva Soares, do curso de Letras (Espanhol). Posteriormente, foi a vez do orador oficial das turmas, o estudante do curso de Ciências Contábeis, Pedro Guilherme Siqueira. Em seu discurso, Pedro destacou três palavras que, segundo ele, representam a caminhada dos formandos ao longo de suas trajetórias na UEPB: sonho, gratidão e perseverança.

“O que nos fez chegar até aqui foi o sonho. No dia que duvidarem de você, sonhe, voe, você é capaz. Também quero demonstrar nossa gratidão à UEPB, ao Câmpus VI, aos professores, colaboradores e agradecer a cada familiar que acreditou em nós. Para finalizar, quero destacar o fato de chegarmos até aqui pela perseverança. Se você chegou até aqui, é porque você mereceu, e isso é resultado da perseverança que todos nós tivemos”, finalizou o formando.

Já o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, valorizou a vitória de todos os concluintes, além de destacar o papel fundamental de apoio dos familiares nesse processo de formação profissional. De acordo com Eli, esta solenidade de Colação de Grau marca a transição do ensino remoto para as atividades presenciais, algo que mexeu com a vida dos formandos. Ele também destacou o papel da UEPB em oferecer condições para os estudantes continuarem sua formação durante o período mais delicado da pandemia da covid-19, bem como reafirmou o momento de celebração pela vitória da conclusão do curso.

“Este é um momento celebrativo e reflexivo por tudo que vocês, formandos, passaram ao longo deste período. Apesar das dificuldades, tenham esperança para construir novas histórias, sempre honrar a UEPB, como também estarem engajados em construir um mundo sem ódio e sem violência. Parabéns a todos vocês, aos seus pais e demais familiares, por contribuírem na formação e por participar dessa solenidade festiva”, destacou o professor Eli Brandão.

A reitora Célia Regina Diniz, também destacou a perseverança dos formandos em enfrentar as dificuldades para a conclusão de um curso superior, ao mesmo tempo que apontou o esforço da Instituição que durante a pandemia da covid-19 manteve a qualidade do ensino e demais atividades de formação vivenciadas na UEPB. Segundo Célia Regina, “foi feito o que era possível para oferecer condições para nossos alunos poderem continuar o curso durante o período de aulas remotas. Oferecemos o Programa Auxílio Conectividade, que favoreceu aqueles estudantes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social”, disse a reitora.

“Além de todas essas dificuldades, vocês perseveraram, não desistiram nos obstáculos enfrentados, assim como fazem os cientistas ao longo de sua jornada. O pesquisador, o educador, enfrenta as dificuldades, são perseverantes, resilientes e trabalham com dedicação. Quero também parabenizar os familiares dos formandos por toda a força que deram para que esta vitória fosse alcançada”, acrescentou Célia Regina.

Ao final da solenidade, a estudante do curso de Matemática, Mariane Ferreira de Sousa Rocha, representou todos os formandos do Cãmpus VI no momento da conferência do grau acadêmico. O coordenador do curso de Matemática, professor Luiz Lima Oliveira Júnior, foi o responsável a conferir o grau a formanda.

Confira outros momentos da colação do Câmpus VI.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos