Bolsas de pesquisa da Fapesq concedidas a pesquisadores da UEPB serão reajustadas a partir do mês de abril

28 de março de 2023

O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou, nesta segunda-feira (27), o reajuste das bolsas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A decisão atinge diretamente os pesquisadores da graduação, mestrado e doutorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que recebem bolsas com recursos provenientes da referida Fundação.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, e a pró-reitora adjunta, professora Nadja Oliveira, destacam a importância desta iniciativa “como uma demonstração do compromisso do Governo do Estado em continuar investindo na pesquisa e pós-graduação do Estado da Paraíba, de forma equiparada ao que é investido nacionalmente”, apontaram.

De acordo com o presidente da Fapesq, professor Rangel Junior, até a próxima sexta-feira (31), as bolsas serão creditadas nas contas, ainda no valor atual. Até o dia 10 de abril, será creditado o complemento e a partir do mês base de abril, o valor será pago normalmente, na sua integralidade.

O reajuste, que será implementado a partir do mês de abril, será de 40% nas bolsas de mestrado e doutorado que passam de R$ 1.500 para R$ 2.100, no caso do mestrado; e de R$ 2.200 para R$ 3.100, no caso de doutorado. As bolsas de Iniciação científica, destinadas aos estudantes de graduação tiveram um acréscimo de 75% e passaram de R$ 400 para R$ 700. E as bolsas de pós-doutorado tiveram um acréscimo de 25%, com aumento de R$ 4.100 para R$ 5.200

Texto: Juliana Marques