Atleta de projeto de extensão do Câmpus VII conquista cinturão em campeonato de Kickboxing em Itaporanga

6 de dezembro de 2023

O projeto de extensão “Utilização do karatê como instrumento de inclusão social”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Patos, não para de contabilizar conquistas por parte de seus participantes. Desta vez, a atleta Rafaela das Chagas Bernardo, de 24 anos, ganhou o cinturão em disputa de Kickboxing.

A competição batizada de 3ª edição do Itaporanga Fighting Championship aconteceu no sábado (2), e Rafaella conquistou o cinturão da categoria até 52 quilos. Foram três rounds de 3 minutos, em que a atleta patoense dominou a luta e sagrou-se campeã. É o segundo cinturão que ela conquista no evento.

Rafaela tem experiência em lutas em Muai Thay, Boxe, Karate e Kickboxing, inclusive com uma participação em um evento internacional, o Karate Combat, realizado na República Dominicana, em setembro de 2023. Segundo o professor Odilon Avelino, que coordena o projeto, ela vem evoluindo bastante nas lutas em pé e está se preparando para enfrentar seus próximos desafios.

A atleta foi descoberta no projeto de extensão com caráter social que funciona no Câmpus VII e que também já revelou outros atletas. Em 15 anos de funcionamento, a equipe atendida pelo projeto já conquistou mais de 120 títulos em competições estaduais, regionais e até nacionais. Funcionando com o apoio do CCEA e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), a iniciativa acolhe estudantes das cidades de Patos, São Mamede, Soledade e Diamante. Os exames de faixa são realizados a cada seis meses pela Federação Paraibana de Karatê.

Texto: Severino Lopes