Atleta de projeto de extensão do Câmpus de Patos vence luta de boxe em evento realizado na cidade de Malta

17 de outubro de 2023

Um atleta, um projeto, um sonho e uma conquista. O projeto de Extensão “Utilização do Karate Como Instrumento de Inclusão Social”, que funciona no Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado em Patos, continua obtendo conquistas e colocando atletas no pódio. A vitória desta vez foi conquistada pelo atleta Welber Kleber Dantas, 27 anos, participante do projeto de Extensão. Ele enfrentou um atleta da cidade de Malta, em 7 de outubro, numa luta de boxe e sagrou-se vencedor.

Welber, que é faixa roxa de karate, começou a praticar boxe há cerca de seis meses e participou de duas lutas da modalidade. Ele possui vários títulos de karate e agora está participando de lutas de boxe, kickboxing e pretende seguir carreira como lutador.

A competição em que ele participou foi o Condado Fight, evento de MMA, mas que agrega outras modalidades, como jiu-jitsu, boxe, kickboxing e Muau Thay. A luta teve três rounds de três minutos e ele venceu o oponente da pontuação de forma unânime.

Outros atletas do projeto estão se preparando para outros eventos que serão realizados em breve, como a Copa João Gonçalves de Karate, que será realizado no dia 22 de outubro, em Sousa, o Desafio Josué Santos, de Boxe, no dia 28 de outubro, em Recife e o IFC (Itaporanga Fight Championship), que será realizado no dia 2 de dezembro, em Itaporanga. Neste evento de Itaporanga três atletas do projeto estarão disputando o cinturão. São eles: Rafaela Bernardo, Victor Avelino e Raimundo Monteiro.

O projeto de extensão “Utilização do karatê como instrumento de inclusão social”, existe há 16 anos e é coordenado pelo professor Odilon Avelino. Neste período de funcionamento, a equipe atendida pelo projeto já conquistou mais de 100 títulos em competições estaduais, regionais e nacionais. O projeto tem sido responsável pela prática esportiva de forma gratuita em Patos e funciona nas dependências do CCEA.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação