Alunos de curso de Jornalismo lançam revista especial sobre os 157 anos de Campina Grande

14 de outubro de 2021

Dentro das comemorações dos 157 anos de Emancipação Política de Campina Grande, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançaram a revista “A Rainha, Especial 157 anos”. Trata-se de uma publicação no formato eletrônico que visa homenagear a Rainha da Borborema, e ao mesmo tempo proporcionar aos futuros jornalistas a experiência do ambiente de redação e produção na prática de matérias jornalísticas.

A revista foi resultado da disciplina “Jornalismo de Revista”, produzida como espécie de laboratório por alunos do 7º e 8º períodos, idealizada pela professora e jornalista Michele Wadja. Conforme explicou a professora, como as aulas estão sendo realizadas de forma remota o desenvolvimento da publicação também foi feito virtualmente. A princípio esta é uma edição única para homenagear os 157 anos de Campina, já lançada no Instagram @arainharevista.

A publicação aborda os mais importantes fatos históricos de Campina Grande, desde a saga dos Tropeiros da Borborema, os pioneiros da cidade, o ciclo e o declínio do algodão após o surgimento de uma indústria têxtil nacional, a substituição dos Tropeiros, o surgimento do Maior São João do Mundo, a beleza da arquitetura do município, a ressignificação das quadrilhas juninas enaltecendo a cultura popular, além dos museus, feiras e outros eventos culturais da Rainha da Borborema.

Com entrevistas e fotos, a revista também destaca a força de Campina Grande na formação cidadã, como um polo de educação e tecnologia, bem como uma sessão dedicada para divulgar a agenda cultural da cidade neste mês de outubro. Ao todo, 21 estudantes participaram do projeto, atuando como repórteres, produtores, diagramadores, editores e chefes de reportagem, como também do gerenciamento das redes sociais. A identidade visual foi do estudante Alexandre César, e a diagramação de Brenda Queiroz.

“Foi um grande desafio, um trabalho de muita entrega dos alunos porque o semestre estava condensado em menos meses. Mesmo assim, eles conseguiram realizar a publicação”, destacou a professora Michele. Para ter acesso à publicação, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes