8ª Semana do Centro de Humanidades debate sobre formação profissional em tempos de tecnologia

9 de novembro de 2023

Com o tema “A Formação Humana em Tempos de Tecnologização”, a 8ª Semana Regional do Centro de Humanidades, Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, tem movimentado a comunidade acadêmica e promovido intenso debate em torno da formação dos futuros profissionais.

Este ano, o evento está vinculado ao 3º Congresso Universitário da UEPB, que acontece até esta sexta-feira (10), e congrega todas as ações de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Com exceção das apresentações dos trabalhos dos estudantes inscritos no 7º Seminário de Extensão (SEMEX), todas as atividades estão acontecendo no auditório, hall e salas de aulas do CH.

A Semana Regional do Centro de Humanidades começou na quarta-feira (8), e a exemplo das edições anteriores conta com palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais. Como está inserida dentro do Congresso Universitário, o evento ganhou mais força com as apresentações dos trabalhos inscritos no 30º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), e as mostras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), além da Mostra de Estádio Supervisionado

O vice-diretor do CH, professor Leandro Paiva do Monte Rodrigues, fez uma avaliação positiva da edição 2023, e garantiu que a participação dos estudantes nas mostras e apresentações de trabalhos ficou dentro das expectativas. “O Congresso iniciou aqui no Câmpus de Guarabira com a apresentação dos trabalhos no ENIC. Houve apresentações da parte de estágios e monitorias. Ontem (quarta-feira) começou a Semana de Humanidades, que é um evento local, e que este ano acontece vinculado ao 3º Congresso Universitário”, explicou o professor Leandro.

O primeiro dia do evento, conforme destacou o professor Leandro, foi marcado por palestras e a realização de três mesas-redondas nos turnos da manhã, tarde e noite, além da continuidade das atividades próprias do Congresso como o PIBID e Residência Pedagógica. O destaque, à noite, foi a mesa redonda abordando a questão das “reformas educacionais”, que atraiu muitos estudantes. “Essa atividade chamou bastante atenção dos estudantes”, frisou o professor.

Uma das mesas redondas realizada no Auditório do CH teve como tema “A Construção do Conhecimento Científico: as novas tecnologias e a inteligência artificial”, e foi debatida pelos professores Carlos Adriano Ferreira de Lima, Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira, Taíses Araújo da Silva Alves, todos da UEPB, sob mediação da professora Naiara Ferraz Bandeira Alves.

Na parte da tarde foi ministrada a palestra “Descomplicando o Método Científico”, tendo como palestrante o professor Ítalo de Souza Aquino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As atividades da semana prosseguiram na manhã desta quinta-feira (9), com a realização de vários minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos do ENID, PIBID E RP e a feira de artesanato.

Participativo também foi o minicurso “Práticas Educativas no Ensino de História: Experiência, Memória e Tecnologia”, que teve como ministrante o jornalista e professor de História da Educação Básica, Givaldo Cavalcanti, além do professor Ricardo Rodrigues Nascimento e João Batista G. Bueno.

A programação se estende na parte da noite com apresentação de painéis e a realização de sete Simpósios Temáticos, sendo que o primeiro a ser apresentado tem como tema “Arquivos Digitais da Repressão no Brasil: Memória, Verdade Histórica e Direitos Humanos”, organizado pelo professor Matheus Pereira da Costa, e a professora Paula Carolina Firmino de Lima, mestrandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A intensa maratona de atividades será encerrada nesta sexta-feira com mais 16 minicursos, 10 oficinas; a mostra de arte “Que os Olhos Vejam, que os Corpos Sintam”, organizada pela professora Rita De Cássia Da Rocha Cavalcante, e ainda os simpósios e apresentações de painéis. A palestra de encerramento tem como tema “As redes sociais e o preconceito racial: entre a propagação e a denúncia”, e terá como palestrante a professora Ivonildes da Silva Fonseca, vice-reitora da UEPB, e Sheila Gomes de Melo, sob a mediação do professor do CH, Waldeci Ferreira Chagas, do Departamento de História.

A 8ª Semana Regional de Humanidades do Câmpus III marca o retorno dos eventos científicos presenciais, pós-pandemia da covid-19. A iniciativa tem discutido a questão da influência das tecnologias na formação humana dos futuros profissionais no mercado de trabalho em meio ao advento das redes sociais, a exposição excessiva às telas, e questões jurídicas e éticas sobre invasões de sistemas e exposições de fake news, além das influências das inteligências artificiais, dentre várias outras questões.

O Câmpus III, em Guarabira é composto pelos cursos de Direito, Pedagogia, Geografia, História, Letras Português e Letras Inglês.

Texto: Severino Lopes