6ª edição da Revista Física no Campus fala sobre pesquisa científica e convida para publicação de artigos

6 de dezembro de 2023

Uma publicação nascida com a missão de contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa do campo da Física em nosso país. Com essa finalidade, a Revista Física no Campus, formada por professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acaba de disponibilizar sua 6ª edição. Além das novidades deste novo número, os editores aproveitaram para fazer a chamada para submissão de artigos científicos de publicação gratuita.

“Nesta edição, temos o prazer de apresentar trabalhos de pesquisadores de diversas instituições na Paraíba e também do Amazonas. Estamos empenhados em expandir nosso alcance e, para isso, contamos com a colaboração das pessoas. Acreditamos no poder da ciência e encorajamos os profissionais da Física se unirem a nós neste projeto”, afirmou o professor Everton Cavalcante, um dos idealizadores da Revista.

Esta nova edição, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), traz os artigos escritos por professores da Instituição. São eles: “Abordagem CTSA no Ensino de Física: Uma Análise Curricular”, escrito pelos professores José Augusto Pereira, Tâmara Ribeiro de Oliveira, e Ruth Brito de Figueiredo Melo; “Revisão Bibliográfica: Metodologias Utilizadas para Ajudar a Aprendizagem dos Deficientes Visuais em Física”, produzido pelos docentes, Claricy Maria Paiva Xavier, Ítalo de Andrade Gomes, Bruno César Bezerra Nóbrega de Souza, Tiago Paulo Oliveira da Nóbrega, Valdeci Mestre da Silva Júnior; e “O Grupo de Lorentz na Perspectiva da Álgebra Abstrata”, escrito por Sabrina Kato de Paiva, João Raimundo Silva Ferreira.

Também integra essa edição, o artigo “O Laser como Régua: Abordando Difração em Ensino de Física”, escrito pelos professores José Augusto Pereira, Tâmara Ribeiro de Oliveira, Felipe Barbosa de Andrade, Ruth Brito de Figueiredo Melo e Thiago Silva Araújo.

A Revista Física no Campus é uma publicação quadrimestral que existe desde 2021 e foi criada por professores da UEPB, com o objetivo de fornecer um espaço para a publicação de artigos em Física, resenhas de livros, traduções, entrevistas e dossiês temáticos em áreas correlatas com aplicações na Física. A revista aceita artigos de todas as disciplinas da Física, bem como contribuições de Matemática, Estatística e Engenharias aplicadas à Física. A revista pode ser acessada neste link.

Texto: Severino Lopes