5ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia tem início com palestra da fotógrafa paraense Nay Jinknss

7 de novembro de 2022

Começa nesta quarta-feira (9) a 5ª Edição da “Grão Fino: Semana de Fotografia”. A abertura será marcada pela palestra da fotógrafa e educadora paraense Nay Jinknss, que vai discutir o tema “Fotografia Compartilhada”. A palestra de abertura será às 19 horas, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Serão três dias de evento, com uma programação em formato híbrido que vai até a sexta-feira (11). Além da palestra de abertura, o público poderá participar de debates, oficinas e exposição fotográfica, além de apresentações de trabalhos acadêmicos. O tema geral da edição 2022 é “Fotografia e Meio Ambiente”. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa e as inscrições estão disponíveis na página do evento na plataforma Even3.

Documentarista há 13 anos, Nay Jinknss vai discutir na palestra de abertura a aplicação em sua obra da metodologia da fotografia compartilhada elaborada pelo fotógrafo e professor J.R Ripper. Nay é artista visual, educadora social e ativista LGBTQIA+. Possui graduação em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Universidade da Amazônia e atualmente, é mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

O trabalho de Jinknss busca refletir sobre as diversas “Amazônias”, a partir e uma perspectiva decolonial. O mercado do ver-o-peso, em Belém, e os elementos da cultura da região norte são elementos recorrentes em suas obras. Ela colaborou com veículos como Amazônia Real, Greenpeace, National Geographic e UNICEF. Em 2020, foi indicada ao World Press Photo, prêmio internacional de fotojornalismo, e foi a 4ª vencedora do reality show “Arte na Fotografia”, do Canal ARTE1 (Grupo Bandeirantes).

PROGRAMAÇÃO
Na quinta-feira (10) o debate será sobre “Astrofotografia: entre ciência e arte”. Participam Caio Correia, professor da UFCG e administrador do perfil “Sertão Astronômico” no Instagram, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e Mirelly Maciel, historiadora e praticante de astrofotografia desde 2014. O debate começa às 19 horas no auditório 3 da CAPF, na UEPB.

Já na sexta-feira (11) o debate de encerramento será realizado em formato on-line, com transmissão ao vivo a partir das 19 horas pelo Canal “Rede UEPB” no YouTube. O tema será “Ativismo ambiental na fotografia”, com Camila Brasil, oceanógrafa e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a fotojornalista Isis Medeiros, que desde 2015 fotografa os efeitos da mineração em Minas Gerais, e o biólogo João Pedro Santos, no perfil “Cores da caatinga” no Instagram.

OFICINAS E GT’S
Estão sendo ofertadas quatro oficinas presenciais e uma oficina em formato on-line, são elas: “Luz e Sombra: uma introdução técnica da iluminação para foto” com Marcos Vinícius Cacho; “Foco na botânica: desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia” com Tatiana Ponce de Leon; “Estética Racista: Do olhar estrangeiro à Militância” com Nay Jinknss; “Astrofotografia”, com Marcelo Zurita e “Fotografia Negra Brasileira: Desequilíbrios de presenças e resistências visuais contemporâneas” (on-line), com Daniel Meirinho.

As oficinas presenciais serão realizadas de 09 a 11 de novembro, sempre a partir das 14 horas na Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), no prédio do curso de graduação em Arte e Mídia. Haverá ainda espaço para a pesquisa com a apresentação de trabalhos acadêmicos em 3 grupos temáticos: “fotografia documental”, “fotografia contemporânea” e “fotografia e educação”. As apresentações serão realizadas virtualmente, com objetivo de permitir a participação de autores de todo o país. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento.

CONGRESSO UNIVERSITÁRIO
Em 2022, o evento integra a programação do 2º Congresso Universitário da UEPB. A Grão Fino é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do projeto de Extensão Coletivo F8 e da Mega Álbum encadernações fotográficas. Mais detalhes no site www.graofinofoto.com.br e no Instagram.