4ª Semana de Fotografia abre chamada para trabalhos acadêmicos e exposição fotográfica

8 de outubro de 2021

A Grão Fino Semana de Fotografia já virou tradição no segundo semestre do ano. Partindo para sua quarta edição, o evento tem o objetivo de divulgar e fortalecer o estudo e a formação em fotografia e promete mais uma vez promover reflexões sobre inclusão, tecnologia, história, fotojornalismo, arte e experimentação fotográfica com convidados de diversas regiões do país.

Realizada de forma totalmente gratuita e on-line entre os dias 24 e 26 de novembro, a 4ª Grão Fino vai promover palestras, mesas, oficinas e grupos de trabalho para apresentação de artigos acadêmicos ou relatos de experiência na área de fotografia, além de uma exposição virtual e espaço para o lançamento de livros na área. Com o tema “Fotografia e Educação”, a Grão Fino deste ano homenageia o centenário do educador Paulo Freire.

Uma novidade desta edição é a convocatória para uma exposição fotográfica on-line, também com o tema “Fotografia e Educação”. Serão selecionadas 20 fotografias, com 30% das inscrições destinadas à divulgação da produção de pessoas com deficiência (PCD) autodeclaradas. Quem deseja participar da exposição deve enviar suas fotografias até 20 de outubro, por meio do formulário de inscrição disponível no site do evento.

“A Grão Fino tem se tornando um espaço importante para refletirmos a fotografia, mas não só isso, estamos repensando o fazer social. Cada vez mais pautamos nossas ações em prol da inclusão, por meio do conteúdo, das pessoas envolvidas e na forma de fazer. A convocatória para a exposição digital abriu um espaço destinado às pessoas com deficiência autodeclaradas, pois, além da participação, queremos refletir junto tais lugares”, avalia a professora Cristianne Melo, do curso de Arte e Mídia da UFCG e integrante da Comissão Organizadora.

Outro ponto de destaque deste ano é a palestra com a fotojornalista Nair Benedicto na abertura do evento, em 24 de novembro. “Nair Benedicto sempre foi uma fotógrafa militante e à frente do seu tempo. Em suas imagens temos História, Memória e uma luta incansável pela Democracia”, avalia o professor Paulo Matias, do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF).

Artigos
As submissões dos artigos para participação nos GTs já estão abertas e vão até o dia 22 de outubro. Os autores podem escolher entre um dos três grupos de trabalho: GT1 – Fotografia Documental, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Fotografia e Educação. “Este ano os GTs foram reestruturados para atender melhor às características dos trabalhos que vêm sendo apresentados no evento nos últimos anos e aos perfis de pesquisa dos professores que organizam a Grão Fino”, explicou a professora Agda Aquino.

As regras para publicação e o modelo (template) do artigo podem ser baixados neste link, onde também será disponibilizada a programação das mesas, oficinas, palestras e convocatória para exposição fotográfica. Os pareceres serão enviados aos inscritos até o dia 07 de novembro e o evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021 no canal do YouTube Rede UEPB e também através de salas virtuais no Google Meet. As novidades sobre a 4ª Grão Fino Semana de Fotografia também podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram: @graofino.fotografia.

Calendário Grão Fino 2021
19/08/21 – Divulgação da chamada de trabalhos da IV Edição da Grão Fino: Semana de Fotografia
19/08/21 à 22/10/21 – Inscrição e submissão de trabalhos (artigos para os GT’s)
07/11/21 – Resultado dos pareceres dos trabalhos submetidos (aceites)
24/11/21 à 26/11/21 – IV Grão Fino Semana de Fotografia (Online)

Grupos de trabalho para submissão de artigos

GT1 – Fotografia Documental
Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, trajetórias, expressões, estéticas, arquivos fotográficos, etnografia, antropologia visual, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística, fixa ou em movimento. Profissionais, tecnologias e acessibilidade com a fotografia enquanto documento.
GT2 – Fotografia Contemporânea
Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia e da cinematografia com as artes e suas expressões. Artistas, meios, estética, política, acessibilidade, fotografia expandida e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade. Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.
GT3 – Fotografia e Educação
Narrativas fotográficas educacionais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, relatos de experiência, propostas pedagógicas e arte-educação. O uso da fotografia como ferramenta educacional, inclusão, acessibilidade, diálogo, militância e experimentação em espaços de educação formal, não formal e informal. A fotografia fixa e em movimento dentro e fora da sala de aula.

Texto: Agda Aquino e Rostand Melo (Docentes UEPB)