1º Fórum Paraibano de Física propõe debate sobre licenciatura, pesquisa e interação entre redes de ensino

19 de abril de 2024

O 1º Fórum Paraibano de Física acontece entre os dias 15 a 17 de maio, com participação do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em sua programação e organização. Nos dias 23 e 30 de abril, e no dia 7 de maio, será realizado, de maneira remota, o Esquenta Fórum, uma série de apresentações que antecedem o evento principal.

O Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a UEPB, e o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), é o responsável pelo Esquenta Fórum, a ser realizado via Google Meet, das 12h40 às 13h40. O 1º Fórum Paraibano de Física ocorrerá no Auditório Rosa Tânia Barbosa de Menezes, na UFCG.

O Fórum será um evento híbrido que visa debater a situação dos cursos de licenciatura em Física na Paraíba, a partir das seguintes perspectivas: interações com a rede pública estadual de ensino, com seus professores e gestores; reflexões sobre as aproximações e os distanciamentos com os cursos de bacharelado e as pesquisas em Física e no Ensino de Física; diálogos com segmentos acadêmicos e cenários de desenvolvimento tecnocientífico na Paraíba, levando-se em conta a instalação local de usinas eólicas e fazendas solares, assim como a construção e a operação do radiotelescópio Bingo.

As inscrições e as submissão de temas para participar das rodas de conversa já estão abertas. Mais informações no site do evento e na rede social.

Confira a programação do Esquenta Fórum:

Dia 23/04
A luz síncrotron iluminando novos horizontes na ciência, com Veronica de Carvalho Teixeira, do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).

Dia 30/04
Ted Leandro de Almeida, do Laboratório Nacional de Astronomia (LNA).

Dia 07/05
Conceitualizando inclusão: superando percepção de senso comum para a participação efetiva de todos(as) no ensino de Física, com o professor Éder Pires de Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).