18ª edição do Comunicurtas – Festival Audiovisual de Campina Grande termina com premiação dos vencedores

18 de dezembro de 2023

A magia do cinema não pode parar. Da tela grande para os palcos para receber o reconhecimento pelo talento, criatividade, genialidade e resistência. Após quatro dias de exibições, debates e apresentações culturais, terminou na noite de domingo (17), a 18ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. O evento que reuniu cineastas, produtores, atores, atrizes, roteiristas e demais amantes da sétima arte, foi encerrado em grande estilo no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), com a aguardada cerimônia de premiação das produções vencedoras.

A exemplo das edições anteriores, foram premiados na cerimônia os representantes em várias categorias das oito mostras competitivas: “Tropeiros da Borborema”, “Mostra Brasil”, “Estalo”, “Mostra A Ideia é…”; “Tropeiros de Telejornalismo”; “Mostra Som da Serra”; “Mostra Tropiqueers”, “Mostra Território e Liberdade” e “Mostra Cine Teia”.

O coordenador do festival, Hipólito Lucena, fez uma avaliação positiva da 18ª edição do Comunicurtas e destacou o lado pedagógico e a resistência do evento, realizado em meio a dificuldades e desafios. “A edição do Comunicurtas este ano foi cheia de êxito. Com muitas atividades, a exemplo de exibição de filmes, debates, encontros e afetividades. Nós conseguimos cumprir toda a programação conforme o combinado e planejado. Estivemos presentes em diversos espaços da cidade. Então foi um evento extremamente positivo” avaliou.

Vitrine para os amantes do cinema, o Comunicurtas UEPB também tem o caráter pedagógico, conforme destacou o coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, visto que a cada edição envolve diversos estudantes que atuam em toda a logística do evento de forma efetiva.

Destaques – Hipólito lembrou que a edição deste ano agregou na programação atividades culturais desenvolvidas por coletivos paralelos que existem na cidade, a exemplo do coletivo de Mulheres Empreendedoras, que realizaram uma feira solidária; o Ballroom, que fez o baile do brilho; e a Arte Alguma, que ficou responsável pela montagem de uma exposição, entre outras.

Integraram ainda a programação do Festival as exposições “Raul Córdula, Raros, Múltiplos – Arte sobre papel”, que esteve na Sala 1 do MAPP, e “Desenho da Terra”, de Rebeca Souza. “Além disso, as projeções mapeadas na fachada do Museu dos Três Pandeiros, foram bonitas e embelezaram o espaço da cidade contribuindo para a festa do Natal Iluminado. Foi a contribuição da UEPB e do Comunicurtas para o evento do Final de Ano”, comentou Hipólito Lucena.

Com temática “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”, o Comunicurtas 2023 foi realizado no Teatro do Sesc Centro, onde aconteceu a solenidade de abertura e foram exibidas a “Mostra de Longas”; no MAPP, no Teatro Municipal Severino Cabral e em outros espaços de cultura de Campina Grande. O tema escolhido faz referência a um formato de filme popular entre amadores e entusiastas do cinema, entre as décadas de 1960 e 1980.

Um dos destaques do evento foi a exibição inédita do documentário Aristóteles “Tota” Agra (1956-1999), personagem que marcou a política paraibana nas décadas de 1980 e 1990 com pautas inovadoras e polêmicas, como a questão ambiental e a legalização da cannabis para diferentes fins.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (Codecom), Departamento de Comunicação (Decom) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros.

Confira aqui os vencedores da premiação do Comunicurtas 2023.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Charles Dias (Divulgação)